Eu muito
procurei até encontrá-lo. Foi numa tarde, na feira de orgânicos da Glória, quando
com meus amigos Bruno e Rafael encontrei Joana, a quem eu chamava de girassol. Era
um dia muito especial e Joana, o girassol, convidou-nos para uma prática de
Yoga do Som com o Guy, que aconteceria no dia seguinte no Parque Lage.
Aceitando o
convite, lá fui. Ao subir as escadas, próximo ao Lago dos Patos (caminho da
trilha para o Cristo Redentor), avistei uma roda de pessoas sentadas no chão à
sombra de uma grande árvore. Guy logo me viu, abrindo um sorriso que me
convidava para entrar na roda. Ali fiz minha primeira prática de Yoga do Som. Ao
final, curvei-me para tocar seus pés, como havia aprendido com as tradições
orientais (quando se sabe ter encontrado o mestre).
Guy olhou
estranhando o gesto e perguntou: - Por que você fez isso, querida? Expliquei a
ele, que nos anos que se sucederam, desconstruiu muitas ideias que eu tinha. Ensinando-me
que o mestre, na verdade, estava dentro de mim. E me fez ver que a iluminação
espiritual que eu buscava não é um lugar que se chega e se senta como num
trono. Como ele diz: “Ser Amor e Luz é uma escolha de cada momento”.
Passados mais
de 15 anos desde a feira da Glória, Guy tornou-se meu irmão maior e meu amigo,
sempre pronto a me acolher e a me tirar das enrascadas. Daquelas coisas
caricatas, de tão óbvias, ou sincrônicas, de tanto sentido em simultâneo que
têm – o girassol me mostrou o caminho até o Sol. Devolvendo tudo o que
projetei, e ao me acender, mostrando o melhor de mim.
Mariana Montenegro
Janeiro de 2021
